O que é firewall?

A conscientização a respeito da importância de proteger a informação em ambientes corporativos tem crescido consideravelmente. Entre tantos nomes neste cenário de segurança, vem a pergunta: o que é Firewall?

Na intenção de aumentar a segurança, empresas do mundo todo contam com soluções que podem ser aplicadas para proteção e disponibilidade das informações.

O Firewall é um dos mais utilizado neste meio, tendo também um dos mais eficientes quando se trata de proteção de sistemas de informação em ambientes empresariais.

O Firewall é um sistema desenvolvido para prevenir o acesso não autorizado a uma rede, ou proveniente dela.

A tarefa básica do Firewall é controlar o tráfego entre redes de computadores com diferentes níveis de confiança, como Internet (zona não confiável), e a rede interna de uma empresa (zona confiável).

Em outras palavras, o Firewall funciona como um “Porteiro”, que identifica e controla o fluxo de dados da sua empresa.

O Firewall é capaz de prevenir ataques cibernéticos, infiltração de vírus e ainda controlar acesso à internet.

Mas isto é só o começo!!!

Vamos listar abaixo as principais Funções do firewall:

Acesso seguro:

O Firewall analisa e controla o trafego de todos os dados que entram em sua rede.

O Firewall é responsável por gerenciar todas as portas de entrada e saída da sua rede.

O Firewall é responsável por proteger sua empresa de ataques externos e ameaças cibernéticas

Acesso Externo e seguro:

O Firewall é capaz de criar acesso externo aos Servidores de uma empresa tais como arquivos e pastas de rede, aplicações ERP, cameras, Terminal Service, Portais Web, entre outros serviços.

O Firewall é capaz de conectar matriz e filiais através de conexões seguras e criptografadas, facilitando empresas prestadores de serviços acessarem sua rede até mesmo proporcionar a seus colaboradores o Home Office.

Maior Produtividade:

A Internet uma das principais ferramentas para qualquer empresa. No entanto, o uso da internet deve ser bem administrado para maior produtividade.

Estudos apontam que o acesso à Internet pode levar um usuário a desperdiçar até 20% do seu tempo acessando conteúdos para fins pessoais.

O Firewall é capaz de bloquear sites por conteúdo e por nome, tais como: redes sociais, aplicativos de mensagens instantâneas e sites impróprios.

Alta disponibilidade:

O firewall, é capaz de ser configurado com múltiplos links de Internet e realizar a troca automática em caso de indisponibilidade ou mesmo de falha.

Para ambientes críticos, é recomendável o uso de dois Firewalls (High Availability). Os dois firewalls trabalham juntos, se por algum motivo um cair, o outro assume automaticamente sem a necessidade de intervenção, e de forma transparente ao usuário.

 

Postagens Recentes
Fale Conosco

Não pode ser lido? Mude o texto. captcha txt