5 recomendações para reforçar a segurança de TI da sua empresa

O atual momento corporativo de TI reúne diversas ameaças frente à segurança da informação, que vão desde invasões a sistemas e redes, bem como roubos de informações. As empresas estão cada vez mais expostas aos riscos de invasão, seja por parte de hackers ou por softwares maliciosos. Caso estes problemas não sejam tratados com a devida importância, podem resultar em fortes impactos na empresa, desde financeiros até em termos de reputação.

Segundo a Cisco, em uma amostra com algumas das maiores redes corporativas do mundo, 100% delas recebem tráfego a partir de sites maliciosos.

Uma pesquisa realizada pela DARYUS Strategic Risk Consulting aponta que, no segundo semestre de 2014, mais de 40% das falhas de segurança estão mais associadas às pessoas e à maneira com que os dados, informações e sistemas são utilizados nas corporações (o que provoca vazamento, mal uso ou perda de informação), do que à vulnerabilidades tecnológicas.

Para que sua empresa esteja com a segurança de TI reforçada, nós elaboramos 5 importantes recomendações:

Monitorar tentativas e falhas de logins

Ao estabelecer invasão em uma rede, o invasor tenta se movimentar por ela e, usualmente, busca atacar aplicações como e-mail, servidor de arquivos e tentam explorá-los através de vulnerabilidades. O registro de login, por sua vez, é uma ótima referência para esta ameaça. Estar atento às tentativas e falhas de login, bem como as bem sucedidas, realizadas em períodos anormais, podem detectar as ações dos invasores.

Verificar a existência de arquivos grandes e desconhecidos

Todo e qualquer arquivo desconhecido que for encontrado no sistema precisa ser verificado, principalmente os que são grandes, pois podem conter dados roubados de dentro da rede. Os invasores costumam arquivar estes documentos nos sistemas antes de fazer a extração e, para escondê-los, utilizam nomenclaturas e extensões que parecem normais à rotina da empresa. É crucial verificar este tipo de arquivo por meio de softwares de gerenciamento de arquivos para garantir a segurança de ti.

Adotar uma poderosa solução de proteção para os servidores

As aplicações corporativas mais sensíveis estão localizadas no ambiente de servidores e podem variar desde arquivos, sistemas ou até banco de dados. Por isso, é preciso que estas aplicações estejam muito bem protegidas contra quaisquer ameaças. A proteção ideal para os servidores, sejam de arquivos ou gateways, deve ser escalável para abserver quantidades massivas de tráfego. A solução deve ser proativa, efetuar o monitoramento constante das ameaças e identificá-las em tempo real.

Implantar um appliance de firewall UTM

Devido ao surgimento de diversas ameaças que combinam várias formas de malware e ataques, existe a necessidade de um gerenciamento unificado contra ameaças. Proteger a empresa através de diversas soluções de distintos fornecedores é difícil e oneroso, uma vez que cada ferramenta precisa ser gerida e atualizada individualmente. Já com uma solução de firewall UTM, é possível gerenciar todas as necessidades de segurança de ti de forma integrada em um único appliance de segurança de rede.

Possuir uma solução de segurança de e-mail

O e-mail se consolidou como uma ferramenta básica para a comunicação empresarial e também é uma das principais fontes de vulnerabilidade para a segurança da empresa. Podemos citar o “phishing”, uma técnica que consiste em “fisgar” os usuários através de mensagens de sites fraudulentos com a intenção de roubar seus dados, senhas, entre outras coisas. Para que a rede corporativa não seja afetada, é necessário trancar as portas abertas pela ferramenta de e-mail.

Apresentar uma postura reativa às ameaças já não é mais o suficiente, por mais que a ação seja rápida, pois à medida que as informações crescem em escala e complexidade, as ameaças não ficam para trás. O ideal é que a empresa conscientize-se sobre a necessidade de obter alguns pilares de segurança, que vão desde hardwares e softwares, até profissionais técnicos especializados.

A Computer Company oferta a solução de serviços gerenciados de segurança (MSS), com o apoio de gerenciamento de um moderno Centro de Operações de Segurança de Rede – SNOC. Quer saber mais detalhes como deixar sua TI mais segura? Entre em contato e converse com um especialista.

MKT
MKT
Recent Posts

Deixe um comentário

Contato

Utilize este formulário para entrar em contato conosco para obter mais informações, enviar suas dúvidas e sugestões. Caso prefira, entre em contato através do telefone (11) 5506-3547.